Moradores de Cidade Ocidental reclamam do fechamento do retorno próximo ao Chifrudo
No mês de outubro, a Via 040 decidiu por fechar o retorno que dava acesso da BR-040 à Estrada Park, na altura do Chifrudo. A medida acarretou num aumento considerável de fluxo, tanto no período da manhã quanto no da noite nas proximidades do Valparaíso.
Diariamente, moradores de Luziânia, Cidade Ocidental, Jardim Ingá, e outras regiões utilizam a BR-040. Com a superlotação no sentido de Valparaíso de Goiás, a inauguração da Estrada Park, há pouco mais de 2 anos, foi um grande avanço para os moradores de Cidade Ocidental, visto que desafogava o trânsito logo na entrada do Valparaíso e acelerava a chegada em casa dos moradores de Cidade Ocidental. Porém, com o recente fechamento, o fluxo volta a ser intenso como antes.
A Estrada Park
Neste último mês, vimos o aumento exponencial de fluxo na BR-040. Os moradores da Cidade Ocidental, para terem acesso à Estrada Park, na volta, acabam tendo que retornar próximo à Cidade Jardins, já no Valparaíso. A grande maioria opta em ir para o longo e exaustivo congestionamento do Valparaíso. Digamos que o uso da Estrada Park ficou ínfimo em relação ao que era antes.
E foi um grande investimento visando essa evolução de mobilidade que a administração da Cidade Ocidental junto ao Governo de Goiás fizeram. Os moradores, agora, gastam mais de 30 minutos além do que deveriam gastar.
Segundo a Via 040, empresa concessionária que cuida de algumas rodovias brasileiras e atual responsável pelas pistas da BR-040, a alteração de circulação no Entorno tem por objetivo melhorar a fluidez e contribuir com a segurança viária neste trecho. “A implantação das medidas foi alinhada previamente com a administração de Santa Maria (DF) e com a autoridade policial da pista, no caso, a Polícia Rodoviária Federal. Os usuários têm à disposição próximo a esse local o dispositivo de retorno na altura da DF-290”, segundo a concessionária.
Perguntado se existia algum projeto futuro para melhoria do fluxo, por exemplo a construção de um viaduto dando acesso à Estrada Park ou até mesmo a construção de um retorno mais próximo – sem precisar ir até a Cidade Jardins para fazer a conversão -, a Via 040 informa que, no momento, apenas as alterações já concluídas estão previstas em seus planejamentos. “Compreendemos que alterações de tráfego mudam a rotina e levam um tempo para amadurecer. Já fizemos diversas alterações desse tipo em vários pontos da rodovia, incluindo o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, trecho que possui tráfego de mais de 130 mil veículos por dia. Em todos esses casos, após um tempo, os usuários sentiram as melhorias. No momento está prevista somente essa alteração já concluída.”, diz a Via.
Victor Souza – Jornal O Grito