Posto de saúde da SQ19 é referência em Cidade Ocidental
A Unidade Básica de Saúde da Família da SQ19 é a maior e mais completa UBS do município. Com atendimento das 8h às 22h, a unidade é uma das três, de Cidade Ocidental, que estão designadas para distribuição das vacinas de COVID-19. Com um amplo quadro de funcionários e atendimento em horário prolongado, a UBSF da SQ19 atende milhares de pacientes todo mês
O diferencial desta unidade é, de fato, o horário de atendimento, que vai das 8h às 22h em dias de semana e das 8h às 13h, aos sábados. Esse atendimento prolongado tem como princípio viabilizar o acesso daqueles pacientes que não conseguem estar no horário que as UBS atendem, buscando dar uma maior acessibilidade da comunidade ao atendimento no posto de saúde. Além disso, o posto ainda disponibiliza tratamento e acompanhamento odontológico, bem como o acompanhamento psicológico, para tratar com o psicólogo responsável no dia.
Segundo a enfermeira responsável pela unidade no dia, Daielle Cristina, a Unidade Básica de Saúde é completa, mas, infelizmente, a conscientização do uso das UBSs ainda é pouco veiculado e/ou conhecido pela população. “A ideia do posto de saúde é proporcionar, aos nossos pacientes, um atendimento imediato e rápido. Então, a ideia da unidade de saúde é justamente essa: fazer esse primeiro atendimento, fazer o acompanhamento do paciente e desafogar o pronto socorro, porque alguns pacientes vão ao hospital com uma simples dor de cabeça, febre no dia anterior e etc. E isso tudo consegue ser resolvido aqui na unidade”, diz a enfermeira Daielle Cristina
Hoje, a unidade básica é composta por 3 equipes. E as equipes, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, dentistas, limpeza e etc. Basicamente um atendimento completo, evitando a necessidade imediata do uso do hospital para casos mais leves.
Ainda, segundo a enfermeira, dificilmente o paciente sairá sem um atendimento básico. Apesar disso, o posto ainda disponibiliza atendimento agendado, podendo ser feito de acordo com a necessidade do paciente.
O quadro de funcionários é composto por 2 médicos no período diurno e 1 médico no período noturno; 1 enfermeira e 2 técnicos de enfermagem pela manhã; 1 enfermeira e 1 técnico de enfermagem à tarde; e, à noite, 1 enfermeira e 1 técnico de enfermagem. Além dos Agentes Comunitários de Saúde, que têm um papel fundamental no acolhimento e desenvolvimento das ações da equipe de saúde da família.
A campanha de vacinação nesta UBSF está sendo um sucesso, até o momento. Segundo a enfermeira responsável, há uma demanda muito grande pela procura e oferta da vacina e, com isso, houve uma queda nos casos de COVID-19. “A 3°dose está aí. A maioria dos nossos pacientes vacinados com 2° dose, já tomaram a dose de reforço.”, diz Daielle Cristina. “Hoje, os estágios de contaminação caíram significativamente, graças à vacinação”, completa.
Victor Souza – Jornal O Grito