Garoto que ia à escola a cavalo ganha prêmio de melhor aluno
O jovem Lorran dos Santos, de 14 anos, recebeu o prêmio de melhor aluno de uma escola do município de Luziânia (GO), após um ano inteiro de ida à escola a cavalo. Em março deste ano, o garoto ficou conhecido após viralizar uma imagem em que ele aparece montado numa égua para buscar e entregar as lições semanais das aulas remotas.
“Me chamaram no colégio e premiaram os melhores do ano. Eu fiquei muito feliz e surpreso com o certificado”, diz o garoto, que recebeu a honraria na terça-feira (14). O jovem acabou de completar o 8º ano do Ensino Fundamental e conta que a ajuda da égua Kíria, de 3 anos, suaviza a distância entre o colégio e a casa da família, que fica no Parque Estrela D’Alva III, área rural de Luziânia (GO), município no Entorno do Distrito Federal.
A diretora do Colégio Estadual Professora Ester da Cunha Peres, Laurinda Ribeiro, foi quem registrou as imagens. Para ela, apesar de simples, o exemplo de Lorran serviu para motivar os outros estudantes. “Os alunos disseram que não devemos desistir diante dos desafios, mas buscar alternativas para os problemas. O que chamou a atenção foi que, mesmo com dificuldades, ele tinha o compromisso de entregar as atividades dentro do prazo”, afirmou, enfatizando que Lorran tem ótimo desempenho acadêmico em todas as disciplinas.
Até o mês de agosto, o menino visitava quinzenalmente a escola para entregar as atividades que estavam prontas e buscar novas lições. Quando as aulas presenciais voltaram, ele decidiu deixar a égua em casa e caminhar 2 km todos os dias para assistir às aulas. “Eu não tinha como deixar ela lá na escola, não tinha onde colocar ela, então optei por deixar ela em casa mesmo”, detalha o garoto.
Lorran sonha em ser agrônomo e veterinário quando crescer. Agora, como estudante do 9º ano, ele espera manter o bom desempenho escolar. “Eu gosto muito de animais e de mexer com plantações, espero com isso ajudar a mudar a vida dos meus pais, da minha família e das pessoas da minha região”, finaliza.
Victor Souza – Jornal O Grito