Com o avanço da Ômicron e H3N2, cidades do Entorno cancelam, por ora, eventos de Carnaval
Diante do aumento de internações por Covid-19, diagnósticos pela variante Ômicron e o surto de gripe H3N2, as cidades do Entorno têm festividades de Carnaval canceladas. No ano passado, as cidades do Entorno também suspenderam os eventos devido ao aumento de casos da Covid-19.
Segundo o vice-prefeito de Cidade Ocidental Lulinha, a prefeitura ainda não decidiu se irá elaborar um decreto para proibição de outros eventos no Carnaval. Lulinha também contou à redação do jornal O Grito que toda e qualquer festividade está cancelada até a próxima ordem.
O prefeito de Novo Gama Carlinhos do Mangão disse ao jornal O Grito que irá restringir alguns eventos que estão flexibilizados no último decreto. “O Novo Gama não terá Carnaval de rua. Algumas coisas vamos restringir, no próximo decreto que vai sair na próxima semana”, diz Carlinhos. Segundo o prefeito, as medidas são para tentar conter o avanço da nova variante Ômicron e do surto recente de H3N2.
Em Valparaíso de Goiás, também está cancelada, por ora, quaisquer tipos de festividades. “Não temos programação de carnaval. Acredito que nada em relação a festividade seja realizado na cidade”, diz Marcos Carlos, Assessor de Comunicação de Valparaíso.
Em Luziânia a situação é a mesma: os eventos estão suspensos e sem previsão de retorno.
O aumento no número de casos acontece após as festas de fim de ano, e o espalhamento da variante Ômicron, cepa mais infecciosa do coronavírus.
Para tentar conter o avanço da Ômicron e evitar colapso nos sistemas de saúde — como no início da pandemia — alguns estados já estão voltando atrás na decisão de relaxar as medidas de precaução e, novamente, endureceram o combate ao vírus.
Victor Souza – Jornal O Grito.