Ônibus do Entorno do DF terão sistema de bilhetagem automática
Todas as 396 linhas que realizam o transporte do Entorno do Distrito Federal vão passar a ter bilhetagem automática. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (10) e as empresas têm cinco meses para instalar os equipamentos necessários para o funcionamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).
O Banco do Brasília (BRB) será o responsável pelos cadastros de usuários, confecção e distribuição dos cartões, além da gestão da bilhetagem eletrônica do Entorno. Os passageiros poderão usar o mesmo cartão para pagar passagens de ônibus e de Metrô.
Os usuários do transporte semiurbano também contarão com pontos de atendimento presencial e canais para atendimento a distância, criados pelo BRB. Desde a extinção do DFTrans, o banco é responsável por administrar o sistema de bilhetagem eletrônica no DF.
Diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), um dos objetivos da medida é reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e aumentar a segurança nas viagens.
Em 2020, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) registrou 921 roubos no transporte público. Em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, o número caiu para 633 – uma redução de cerca de 30%.
Segundo a Semob, o sistema de bilhetagem automática vai permitir que a pasta planeje e fiscalize a prestação de serviços das operadoras do transporte rodoviário do Entorno.
Os contratos com as empresas de tecnologia que fornecerão os equipamentos para os ônibus serão analisados pela secretaria antes da implementação dos validadores.
De acordo com o atual secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, a integração permitirá uma melhor análise da logística das viagens e do futuro desenvolvimento do serviço. “O objetivo do SBA Semiurbano é oferecer um serviço adequado às necessidades de deslocamento da população do Entorno de Brasília e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, detalha.
Reprodução – Portal G1.