Câmeras de videomonitoramento público são instaladas em diversos pontos de Valparaíso
Na última quinta-feira (10), foi inaugurado o Sistema de Videomonitoramento Público, projeto do Governo de Valparaíso em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que dará suporte às forças de segurança no combate ao crime no município.
O prefeito municipal esteve presente no evento e expôs a satisfação pela conquista da cidade, que além de promover melhorias para os moradores, também atrai novos investidores. “Valparaíso hoje é uma cidade consolidada e nós estamos fazendo com que ela avance cada vez mais. Nossa gestão traça objetivos para que seja cada vez mais tecnológica e local de investimento de grande e pequenas empresas também”, relatou o chefe do Poder Executivo, Pábio Mossoró.
Coordenado pelo 20° Batalhão da Polícia Militar, o projeto conta no momento com 12 (doze) pontos monitorados, porém, a previsão é de que o dobro de câmeras estejam ativas e distribuídas em diferentes bairros. O Major Eric Chiericato parabenizou a eficácia do equipamento de filmagem e ressaltou a possibilidade de agregar à segurança com a inserção futura do sistema OCR, de identificação de placas de veículos furtados, roubados e de foragidos. “O número de habitantes aqui vem crescendo diariamente, contudo, o índice de criminalidade está controlado e ao implementar esse projeto, podemos dizer que vivemos em uma cidade melhor”, pontuou o Major.
Parabenizando o trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar, o Superintendente da Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal, Edmilson José, reforçou que pretende estender a ação também à saúde e à educação. “Estimo que essa parceria traga bons frutos e que, em aproximadamente dois meses, as câmeras das escolas e unidades de saúde sejam acopladas no monitoramento”.
Com isso, as famílias valparaisenses, comerciantes e visitantes terão mais tranquilidade para transitar por Valparaíso. “Com tecnologia a gente sabe que o trabalho de segurança pública vai se transformar”, concluiu o presidente da Câmara dos Vereadores, Placido Cunha.
Fonte: ASCOM