Sem aumento: GDF define que não haverá reajuste nas passagens do Entorno em 2022

Na última sexta-feira (04), a Secretaria de Mobilidade (Semob) do DF anunciou que não haverá reajuste nas passagens de ônibus do Entorno. Segundo o GDF, isso prejudicaria cerca de 1,3 milhão de acessos. Quem não utiliza o sistema, de alguma forma, também sofre os reflexos das alterações na tarifa. Por isso, o GDF decidiu congelar qualquer aumento, tanto no itinerário distrital quanto para o Entorno.

Como o governo do DF assumiu a gestão do sistema de transporte público no Entorno desde agosto do ano passado, coube ao Executivo local definir a política tarifária do serviço.

No último dia (17), foi autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o aumento da tarifa. Segundo a ANTT, os principais motivos do aumento foram as altas no preço do óleo diesel, que encareceu 48,28% no período de 12 meses. Como, desde julho do ano passado, o GDF faz a gestão de 396 linhas de ônibus de 11 cidades do Entorno de Brasília, Ibaneis decidiu se acataria o reajuste ou manteria os valores atuais. A decisão do Governador foi a da manutenção dos valores.

“Decidimos absorver esse custo para poder diminuir o impacto para sociedade”, afirma. “Estamos pagando um pouco mais de subsídio para não onerar o usuário do transporte público”, diz Valter Casimiro, atual secretário de Transporte e Mobilidade do DF à Agência Brasília. O secretário ainda completa que, mesmo com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para corrigir os valores, as passagens não sofrerão mudanças nas linhas interestaduais de 11 cidades assumidas pela atual gestão.

Casimiro ainda explica, em relação ao Entorno, que é preciso fazer a verificação do custo real em relação à quantidade de passageiros que estão sendo transportados. Isso é feito com base no custo total do sistema dividido pelo número de passageiros. Sendo assim, o aumento da tarifa do Entorno está suspensa.

Victor Souza – Jornal O Grito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *