Cidade Ocidental: Bosque Chico Mendes será revitalizado até o meio do ano
Na manhã desta segunda-feira (21), a prefeitura de Cidade Ocidental informou, através do Momento Cívico realizado na Escola Municipal Professora Josefa Maria De Lima, que haverá revitalização do Parque Ecológico Chico Mendes, fechado desde 2020, no início da Pandemia.
Na manhã desta quarta-feira (23, a redação do jornal O Grito entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para entender melhor como será feita a reforma. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Jéssica Gonçalves, o projeto ainda está na fase de elaboração, mas acredita que, até o meio do ano, o bosque já esteja revitalizado. “Todo projeto está sendo planejado visando desempenhar a função dessa importante Unidade de Conservação, por ser na modalidade parque permite que tenha infraestrutura, porém vamos utilizar espaços já consolidados a fim de preservar a área de preservação permanente (app), flora e fauna local”, diz a secretária. Segundo ela, nos próximos dias o projeto será enviado para licitação.
Na revitalização, o bosque contará com a criação de restaurante; espaço para lazer; local instagramável para fotos; campo gramado; parquinho reformado; e academia ao ar livre. “Será feita a recuperação da nascente existente no local com o plantio de mudas nativas do cerrado. Será refeito todo cercamento, entrada e guarita principal”, diz a responsável pela pasta.
Segundo a secretária, o Bosque é um espaço de lazer ao ar livre, em contato com a natureza e é preciso devolver o espaço para o uso da população, para que os serviços ecossistêmicos não deixem de ser prestados.
Apesar de fechado, a secretaria informa que as manutenções foram feitas, no decorrer do tempo. “Gostaria de enfatizar que nesse período que ele esteve fechado, continuamos realizando as manutenções como: roçagem, coroamento de mudas e limpeza”, informa a chefe do meio ambiente. De acordo com ela, é feito com frequência.
A população espera, há muito, que o bosque seja reaberto e revitalizado. Anos atrás, sábados e domingos eram gastos em um dos cartões de visita mais importantes da Cidade: o Bosque Chico Mendes. O que resta, até o momento, são as lembranças de algo que, um dia, foi o lazer de grande parcela da população ocidentalense, mas que há de voltar.
Victor Souza – Jornal O Grito.