Luziânia deixa o posto de cidade com maior taxa de dengue em Goiás; secretário pede conscientização da população
Nos últimos dias, Luziânia foi o município de Goiás com o maior número de chikungunya. Com alta em todo o estado, o Governo de Goiás em parceria com o Distrito Federal lançou, em Luziânia (GO), nesta terça-feira (26), a ação do Termo de Cooperação Técnica Interfederativo para controle do Aedes nas cidades do Entorno.
Caminhões fumacês e agentes de endemias estarão circulando por toda a cidade e, posteriormente, será feito um mapeamento em todo o distrito do Jardim Ingá e Luziânia para identificação dos focos de Dengue. A ação tem objetivo de diminuir os níveis de infestação do Aedes aegypti. Junto a isso, será feito, também, mutirões de limpeza urbana, trabalhos de roçagem e nebulização.
De acordo com o Secretário de Saúde do Município, Divonei Oliveira, a redução no número de infectados foi possível através de ações da prefeitura por meio dos ACS e ACE. “Não tenho dúvida que foi o trabalho da nossa equipe de endemias juntamente com a equipe de agentes comunitários de saúde. Em momento algum saiu do nosso controle. E o maior suporte que temos é a conscientização da população. Se fizer o dever de casa, não tem dificuldade. Vamos matar o mosquito? Não. Não vamos deixar ele nascer”, diz o secretário.
De acordo com o Secretário de estadual da Saúde, Sandro Rodrigues, é de suma importância o trabalho dos agentes de combate a endemias e dos agentes comunitários de saúde que atuam no município, seja com visitas ou orientações.
Também está sendo feito, via drone, um monitoramento de possíveis focos de Dengue. Dessa forma, o aparelho identifica um possível foco e o agente de endemias vai até o local fazer a orientação.
Apenas este ano, Goiás registrou mais casos de chikungunya do que em todo ano de 2021.
Entre janeiro e março deste ano, Luziânia
Victor Souza – Jornal O Grito.