Goiás é disparado o estado com maior casos de dengue do Brasil
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que traz dados sobre as doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti, o estado de Goiás não é só o primeiro com mais casos de dengue no Brasil, como também tem cinco vezes mais casos de dengue a cada 100 mil habitantes que a média nacional.
Segundo o documento, Goiás teve 1,3 mil casos de dengue a cada 100 mil habitantes. Já a média considerando o país todo é de 253,1 casos a cada 100 mil. O objetivo desse cálculo é ter uma noção da doença proporcional à população de cada unidade da federação.
A região Centro-Oeste tem concentrado a maior taxa de casos de dengue por habitantes. O Distrito Federal é o terceiro com maior taxa – 967,2 a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está Tocantins, com mil casos a cada 100 mil habitantes.
Os dados considerados são das 16 primeiras semanas epidemiológicas deste ano. Nesse período, Goiás registrou 19 óbitos por dengue, segundo o Ministério da Saúde. Em todo o país foram 160 mortes por dengue no mesmo período.
Há algumas semanas, Luziânia ocupava o primeiro lugar no ranking de municípios com maior número de casos de chikungunya, mas graças a uma série de ações da prefeitura, Luziânia deixou esse posto. O Entorno segue em alerta.
Victor Souza – Jornal O Grito.