Campanha de conscientização sobre venda de bebidas e cigarro é realizada pelo Conselho Tutelar
Antes mesmo da campanha, os conselheiros tutelares já recebiam muitas denúncias de crianças que iam até distribuidoras de bebidas para comprar bebidas alcoólicas ou até mesmo cigarros. Muitas vezes, os jovens eram enviados aos locais de comprar pelos próprios pais.
Tais atos são proibidos pela Lei 13.106/2015, que prevê pena de detenção de 2 a 4 anos e multa de três a dez mil reais a quem vender,fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, bebida alcoólica à criança ou ao adolescente.
Só neste mês de maio foram mais de sete denúncias registradas pelo Conselho Tutelar.
A campanha também está sendo orientada pela Polícia Civil, Militar e pelo Ministério Público de Cidade Ocidental para que, não só os vendedores de insumos alcoólicos possam ter consciência, mas também os pais e até mesmo as próprias crianças e adolescentes.
Cartazes também serão colocados em alguns estabelecimentos como forma de conscientizar
A conselheira tutelar, Neire Miranda, afirma que a campanha com panfletos começou há 15 dias e que não tem previsão para acabar. “Muitos pais, comerciantes já foram conscientizados e esperamos alcançar mais pessoas ao longo de toda a campanha. E o real objetivo da campanha é proteger as crianças e os adolescentes dos malefícios que o consumo de álcool pode trazer “, diz Neire.
Qualquer cidadão pode realizar a denúncia.
Para denunciar:
Conselho Tutelar: (61) 3903-2035.
Disque 100.
Polícia Militar: 190.
O Grito – Gabriel Andrade.