Servidores de Novo Gama encontram três filhotes de Jiboia em terreno baldio
Servidores de Novo Gama encontraram na última segunda-feira (25), três filhotes de Jiboia arco-íris em um terreno baldio, próximo ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
As cobras possuem cerca de 80 centímetros, 1 e 1,10 metro de comprimento. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), em Brasília, e introduzidos à natureza novamente.
Segundo o biólogo e gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Anselmo Lima, a mãe das Jiboias provavelmente achou o local propício para procriar e se estabeleceu no local.
“A espécie pode ser facilmente encontrada em córregos, mas é comum que apareçam na cidade em busca de alimento. Outras espécies como: Cascavel, Jararaca e Cobra Coral também são facilmente encontradas na região”.
Mesmo sem possuir veneno, uma eventual mordida do animal pode resultar em uma grave infecção em decorrência das bactérias presentes nas presas. Por esse motivo, é perigoso manuseá-lo. Em caso de acidentes, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao hospital mais próximo.
No caso de aparição de um animal silvestre, o secretário de Meio Ambiente, José Neto, pede aos moradores que comuniquem a pasta pelo número 3628-8557. Em caso de maus tratos ou prisão de animais silvestres ou do cerrado, denunciem.
Da redação – Jornal O Grito.
Com informações – Eduarda Araújo.
Foto: Renato Lopes.