Valparaíso e Luziânia registram casos suspeitos da doença Varíola dos Macacos

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria Estadual de Saúde do estado de Goiás divulgou dados atualizados dos casos de Varíolas dos Macacos em Goiás. Dentre as cidades afetadas, Luziânia e Valparaíso contém casos da nova doença.

Registrado na capital goiana, o primeiro caso da varíola foi notificado no último mês de junho. De acordo com a Vigilância Sanitária, entre os meses de junho e julho, os casos da nova doença chegaram à casa dos 12 contaminados.

No último fim de semana, o Jornal O Grito veiculou uma matéria onde informou que a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) havia divulgado uma nota afirmando que investigava um caso suspeito de Varíola dos Macacos em Valparaíso de Goiás. Contudo, a comunicação da prefeitura de Valparaíso negou e, posteriormente, publicou uma nota afirmando que o jornal produziu Fake News, referente ao assunto tratado.

Inquieta, a redação do Jornal O Grito foi atrás e questionou a publicação feita pela prefeitura, alegando que, ou o Governo de Goiás errou, ou a prefeitura de Valparaíso estaria omitindo os casos da varíola. Após uma série de informações obtidas, a prefeitura de Valparaíso retirou a nota em que afirmava que o jornal havia cometido Fake News, confirmando o possível caso suspeito de Varíola dos Macacos em Valparaíso.

Posteriormente, foi detectado um caso suspeito, de um homem de 35 anos que reside em Valparaíso. Atendido no DF, o paciente segue estável e não está internado.

A varíola dos macacos foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma emergência de saúde pública de interesse internacional no último sábado (23) e atinge mais de 75 países.

Brasil

Ao todo, o Brasil registra, até o momento, 978 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados hoje (28). Os casos estão concentrados nos estados de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (15).

Victor Souza – Jornal O Grito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *