Luziânia confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos; Valparaíso registra dois casos suspeitos
Nesta segunda-feira (01), a cidade de Luziânia registrou o primeiro caso da Varíola dos Macacos. De acordo com o Informe Monkeypox, disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Goiás, os casos no estado estão em alta.
Na última quinta (27), a Secretaria Estadual de Saúde do estado de Goiás divulgou o primeiro caso suspeito em Valparaíso de Goiás. No episódio, um homem de 35 anos que reside em Valparaíso tinha, supostamente, contraído a doença.
Os casos do vírus Monkeypox têm crescido nos últimos dias, e as cidades do Entorno estão com alta de casos.
Goiás
Em Goiás, ainda segundo o Boletim Informativo da Secretaria de Saúde, mais 12 pessoas contraíram a doença. O estado, então, saltou de 18 para 32 casos confirmados. Dos casos, todos são homens com idade entre 23 e 43 anos.
Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, 1.369 casos da varíola dos macacos foram confirmados em todo o Brasil, sendo 1.031 no estado de São Paulo. O Brasil também segue em alta de casos.
Mundo
No mundo, segundo o Our World in Data, foram confirmados 21.099 casos de varíola dos macacos. O país com maior número de infectados são os EUA (4.630). Espanha (3.738), Alemanha (2.540) e Reino Unido (2.437) também possuem grandes números da doença.
Com a atualização, Brasil permanece aparece como 6º país com mais confirmações da varíola dos macacos.
Victor Souza – Jornal O Grito.