Morador da periferia de Luziânia inicia intercâmbio em Miami
O jovem Gabriel Eduardo iniciou há dez dias sua jornada em outro país. O morador da periferia de Luziânia foi aprovado em um processo seletivo com mais de 30 mil inscritos e está há 10 dias nos Estados Unidos estudando na University of Miami.
Tudo iniciou em meados de 2021, quando Gabriel resolveu se inscrever para o programa que é custeado pela própria universidade. Além dos processos burocráticos, para a seleção eram necessários boa atuação social, onde o jovem acredita que se destacou. “Há muito tempo eu me envolvo em causas sociais, pude representar o Brasil na ONU na Suíça, e em Nova Iorque, então acredito que essa experiência pode ter ajudado”, comentou, empolgado.
Gabriel, mais conhecido como Biel, estudou em escola pública durante todo ensino médio e fundamental e fará algumas disciplinas específicas do curso de Gestão Pública, nos Estados Unidos, mas ressaltou que o principal objetivo do intercâmbio é o desenvolvimento humano. “Conhecer outras realidades, conversar com pessoas que moram na periferia, com grafiteiros, policiais, imigrantes de várias partes do mundo faz com que a gente volte com várias ideias para serem aplicadas no Brasil”, afirma.
O luzianiense já traça planos para auxiliar outros estudantes a buscar oportunidades de ensino no exterior. “Existem várias oportunidades como essa no mundo inteiro que são pouco divulgadas. Minha ideia é voltar pro Brasil e iniciar um projeto para que mais estudantes que vieram da escola pública, assim como eu, saibam como buscar essas oportunidades e possam aproveitá-las também”, finaliza o estudante.