Pesquisas apontam que desemprego no Entorno cai de 20% para 18,3% entre agosto de 2021 e de 2022
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IPEDF e DIEESE, a taxa de desemprego no Entorno diminuiu de 20% para 18,3% entre agosto de 2021 e agosto de 2022. Essa redução se deve ao aumento de 19 mil postos de trabalho, número superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa (PEA). Houve elevação entre os assalariados, no setor público e privado com carteiras assinadas, além da elevação no número de trabalhadores anônimos.
Segundo a pesquisa, nos doze meses, o contingente de assalariados cresceu 6,0% (19 mil pessoas), em decorrência do acréscimo observado no setor público de 30,2% (13 mil pessoas), e no setor privado 2,2% (6 mil pessoas). No âmbito do setor privado, a elevação decorreu do aumento dos empregados com carteira de trabalho assinada 9,8% (21 mil pessoas), que compensou a redução entre os sem carteira assinada -24,6% (-15 mil pessoas).
Verificou-se, ainda, aumento entre trabalhadores autônomos 16,5% (17 mil pessoas). Por outro lado, houve redução no número de empregados domésticos -22,2% (-12 mil pessoas) e no contingente daqueles classificados nas demais posições, onde estão incluídos os empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais e outras posições ocupacionais -12,5% (-5 mil).
Doze municípios goianos que rodeiam o DF que compõem o Entorno: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Da redação – Jornal O Grito.