Colégio Estadual Ocidental (CEO) passará a se chamar Colégio Estadual Luiz Gonzaga
O maior colégio de Cidade Ocidental, fundado no ano de 1981, terá seu nome trocado. Desta vez, a homenagem será feita a um homem que marcou a vida de muitos ocidentalenses. Carismático, Sr. Luiz recebia todas as manhãs os alunos no portão da escola, no antigo Colégio Estadual Ocidental (CEO), que de hoje em diante passará a ter o nome. Sr. Luiz, falecido em 26 de janeiro de 2012, deixou grande alegria por onde passou.
A Lei que trocará oficialmente o nome do maior Colégio Público em Cidade Ocidental foi aprovada ontem (20), em segunda votação. O projeto de Lei n° 1640 é de autoria do atual Prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), que, à época, era Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO). A nova Lei altera a antiga, de nº 19.746, de 17 de julho de 2017.
O texto determina que fica oficialmente feita a mudança de nome do Colégio Estadual Ocidental para Colégio Estadual Luiz Gonzaga.
Apesar de passar por uma fase de militarização, tornando-se cívico-militar, o colégio está sendo reformado e terá uma nova estrutura em breve.
Segundo o escritor Lander Jorge, Seu Luiz faz parte de um pedaço da história de Cidade Ocidental. “Luiz Gonzaga Moreira mudou-se para a Cidade Ocidental no início da década de 1980. Três anos depois, Seu Luiz, como era chamado por todos, tomou posse do cargo público estadual de Porteiro do Colégio Estadual Ocidental. Diversos personagens marcaram a história de nossa cidade e Seu Luiz certamente é um desses personagens. Até hoje é lembrado pelos relevantes serviços prestados aos alunos do Colégio Estadual Ocidental. Humilde, tratava a todos com educação e respeito. Era uma espécie de conselheiro, pois sempre que podia conversava com os mais jovens e lhes dava bons conselhos”, diz.
Victor Souza – Jornal O Grito.