Rumo ao Hexa: Animados com a copa, moradores de Cidade Ocidental estão enfeitam as ruas em gesto de apoio
Além da taça e da bandeira do Brasil, Pedro Queixada, Dogão Rumo ao Hexa, Canarinho Pistola e Pombo são algumas das figuras representadas nas pinturas de algumas ruas de Cidade Ocidental.
Como já não se vê mais bandeirinhas, nem mesmo adesivos e pinturas, moradores da SQ 19 e SQ 15 criaram um movimento de pinturas nas ruas. Apesar de serem movimentos diferentes, estão unidos em um único propósito: ressuscitar a tradição que há muito tempo vem sendo esquecida.
Em busca da tão sonhada taça, o Brasil, hoje, faz seu primeiro jogo na Copa do Mundo de 2022. A Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental vai transmitir o jogo do Brasil contra a Sérvia através de um telão montado na Feira Coberta, no centro do município. O evento está marcado para começar às 15h.
Segundo Jonas Maciel, um dos responsáveis pela ação na SQ 15, as crianças que brincavam na rua tiveram um papel fundamental na decoração do espaço, na SQ 15. “As crianças não pensaram duas vezes, ajudaram e somaram demais, e no final foi festa na rua”, relata Jonas.
Ainda, segundo Jonas, a intenção é fazer na SQ 15 inteira e convidar moradores para ajudar.
Além disso, a representatividade feminina tem ganhado força nos últimos anos. Criada em 2018, o Elas no Movimento Verde e Amarelo (MVA) também teve seu escudo homenageado na rua.
Segundo Thais Fontenelle, uma das responsáveis pelas pinturas de rua da SQ 19, a ideia do movimento é inspirar novas gerações e recriar essa tradição tão nobre que o Brasil tem.
“Como o Brasil é o país do futebol, muitas pessoas, infelizmente, perderam o amor por essa tradição. E a gente quis manter viva, e que inspire outras pessoas […] e que no futuro continue com isso”, diz Thais.
Para contribuir com material, tinta ou até mesmo mão de obra, entrar em contato com os respectivos números:
Contato Thais (SQ 19) : 61993930435
Contato Jonas (SQ 15) : 61993890451
Victor Souza – Jornal O Grito.