Cidade Ocidental recebe diversos artistas no 2° Encontro Ocupa Becos
No último sábado (26), a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental realizou o 2° Encontro Ocupa Becos, que contou com a participação de 100 artistas de Graffiti. O evento ocorreu na praça da SQ 17, estendendo as artes pelos becos da quadra, e contou com batalhas de MC’s, batalhas de Break Dance, Slam e show musical. Cerca de 800 metros foram usados de painel para as pinturas dos artistas, que misturaram os estilos entre si. Além disso, graffiteiros de Goiânia, Brasília e até da Venezuela estiveram presentes, além de outras regiões.
A ideia do projeto é dar uma repaginada nos becos de Cidade Ocidental, que antes eram vistos, sempre, como sinônimo de marginalidade, além de sujos e abandonados. Transformar as paredes cinzentas e sem vida em telas para criação é uma forma de desestigmatizar os preconceitos estabelecidos em torno da cultura periférica.
“Acreditamos que essa cultura pode transformar a comunidade de forma positiva”, diz um perfil do Ocupa Becos.
A iniciativa despertou emoção nos internautas, que comentaram o sucesso da iniciativa. “Vocês deram vida ao beco da minha rua! Que trabalho maravilhoso! E a galera toda feliz e super parceira. Que possam fazer em todos os becos da cidade. Que o trabalho de vocês seja reconhecido no mundo todo”, diz um internauta. “Excelente iniciativa!”, comenta outro. Além disso, despertou interesse e sugestão por parte dos populares. “Nas paradas de ônibus seria muito legal”, afirma uma seguidora do perfil da Prefeitura.
Ao término do evento, foi realizado o show de Akumas Beize, um artista local de Cidade Ocidental, conhecido pelos hits ‘Quarentona’, ‘P40’ e ‘Rato Ninja’.
Apoiaram a iniciativa o Estúdio Breno Willian de tatto, o coletivo de mulheres Nós Por Nós, a Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS), a empresa H-Multibrands, o salão Império Afro, a empresa de puffs e poltronas FFAN e a Prefeitura de Cidade Ocidental através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência.
Victor Souza – Jornal O Grito.