Caiado pretende acionar STF contra reajuste de passagem no Entorno
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), informou que pretende acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (5) contra a decisão do reajuste da passagem de ônibus no Entorno do Distrito Federal. A informação foi divulgada pelo político nas redes sociais na noite deste domingo (4).
A oficialização do aumento foi feita na última sexta-feira (2) e o reajuste chegou até 26% no preço da passagem. Segundo a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), o reajuste foi feito para evitar um “colapso no transporte coletivo”.
“O aumento reflete uma recomposição e não de criação de lucros e considera diversas variáveis, como o preço do óleo Diesel, lubrificantes, pneus, mão de obra, peças e acessórios para os veículos, chassis e carrocerias, e despesas gerais”, alegaram as empresas que operam no transporte coletivo.
Uma tensão política foi criada entre Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal. Caiado afirma que a medida afeta mais de 175 mil passageiros e foi tomada sem qualquer consulta ao Governo de Goiás.
“Sem consultar o Governo de Goiás e as prefeituras do Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) promoveu um reajuste de até 26% no preço das passagens de ônibus entre o DF e municípios do Entorno. Mas vamos acionar amanhã o STF pedindo a suspensão imediata desse reajuste.”, escreveu no Twitter.