Bosque Chico Mendes de Cidade Ocidental ganhará entrada parecida com a do Pontão
O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa (PP), durante uma live realizada em suas redes sociais, anunciou que o portal de entrada do Bosque Ecológico Chico Mendes ganhará uma arquitetura parecida com a do Pontão do Lago Sul.
Fechado desde 2020, o local está passando por uma revitalização, que contará com a criação de um restaurante, espaço de lazer, local instagramável para fotos, campo gramado, parquinhos reformados e academia ao ar livre.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Gonçalves, o Bosque é um espaço de lazer ao ar livre, em contato com a natureza e é preciso devolver o espaço para o uso da população, para que os serviços ecossistêmicos não deixem de ser prestados. “Será feita a recuperação da nascente existente no local com o plantio de mudas nativas do cerrado”, explicou a representante da pasta.
Memória
Localizado no centro da Cidade Ocidental, o Parque Ecológico Chico Mendes era uma das opções de lazer durante as décadas de 1970 e 1980. Assim que a Construtora Ocidental adquiriu as terras de João Batista, proprietário da Fazenda Aracati, a empresa tratou de preservar algumas matas fechadas e o Bosque era uma delas.
A empresa de Cleto Meireles tratou de transformar o local numa área de entretenimento, instalando ainda a sede do Grupo de Escoteiros. Além do contato com a natureza, os visitantes se confraternizavam na lanchonete chamada Marajoara.
Assim como aconteceu com o Lago, tão logo a Prefeitura de Luziânia assumiu o núcleo habitacional, o local foi abandonado, sendo revitalizado apenas em 2002.
Da redação – Jornal O Grito.