Período de chuvas intensas no Entorno exigem atenção especial no combate ao Aedes aegypti
No fim de dezembro, se inicia o verão, e com ele, vem as chuvas e a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste período, as prefeituras do Entorno vem alertando os moradores sobre os cuidados que se deve tomar para combater os criadouros do mosquito.
Em Novo Gama, a equipe de Vigilância Epidemiológica tem executado diversas ações no combate à dengue e ao mosquito. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias, Márcia da Silva, os agentes distribuem panfletos e realizam, diariamente, visitas domiciliares em todos os bairros da cidade, a fim de orientar os moradores sobre os cuidados necessários.
“O Aedes Aegypti está cada vez mais resistente, então cabe a cada um cuidar do seu próprio quintal. É importante que as gestantes utilizem repelente ao longo do dia, porque além da dengue, temos a zika e a chikungunya”, complementa Márcia.
Conforme informações da Secretaria de Saúde de Novo Gama, cada caso positivo deve ser notificado e levado à Vigilância Sanitária. Assim que os dados forem inseridos no sistema, os agentes têm até 09 dias para realizar ações intensivas, como é o caso do carro fumacê.
Da redação – Jornal O Grito.