Próximo da inauguração, CEO agora será chamado de Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás de Cidade Ocidental
O tradicional Colégio Estadual Ocidental (CEO), fundado em 1981, passará a se chamar Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás de Cidade Ocidental. Com a modalidade cívico-militar, novas alterações estão sendo feitas para a integração de novos alunos e dos alunos já matriculados na instituição. A unidade se localiza na Super Quadra 15, próximo ao supermercado Cristal.
Em janeiro do ano passado, a Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental realizou uma consulta pública para que a população se manifestasse sobre a possibilidade de transformar a atual unidade escolar em um colégio cívico-militar. A medida foi bem aceita, apesar de algumas divergências, mas de acordo com a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de Goiás, a proposta foi acatada. À época, o prefeito Fábio Correa disse acreditar que as escolas cívico-militares são de suma importância para o crescimento da educação no município. “Temos que, às vezes, modernizar. Temos que romper algumas barreiras para que, cada dia mais, possamos melhorar a nossa qualidade”, diz o chefe do executivo de Cidade Ocidental.
Além disso, o governador de Goiás vetou a alteração do nome do antigo CEO para Colégio Estadual Ocidental Luiz Gonzaga, após consultar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A principal razão apresentada para o veto foi a recusa do nome proposto pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás por parte da comunidade atendida pela unidade escolar.
No projeto, a implantação desta modalidade escolar prevê 32 salas de aula que irão comportar cerca de 2.500 alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio. Sendo aprovada a criação, o colégio pode se tornar um dos maiores colégios cívico-militares do estado de Goiás.
De acordo com o Tenente Guimarães, comandante e diretor da nova escola, a procura pelo novo colégio foi tão grande que, atualmente, o volume de vagas está escasso. Os antigos alunos já matriculados na escola continuarão devidamente matriculados.
“Os nossos alunos são os que mais vão ganhar com essa história. Os pais dos nossos alunos são os que mais vão ganhar”, diz Guimarães. “Os colégios militares do estado de Goiás têm como padrão, como história, sempre se destacar. Isso prova com o Enem e outras provas – IDEB -. Nós estamos sempre nos destacando. E isso não será diferente com nossa unidade de Cidade Ocidental”, finaliza o comandante.
Com a nova modalidade, os alunos deverão se adequar às novas regras estabelecidas pelo novo colégio. Mais informações estão disponíveis no perfil @cepmg_ocidental.
De acordo com a Secretária de Educação do Estado de Goiás, Carla Moreno, parte do fardamento dos alunos já começou a chegar no município. Ainda, segundo ela, as reformas e pinturas externas estão em fase final.
Victor Souza – Jornal O Grito.
Qual será a faixa etária inicial para ingressar na escola?