BRT até Luziânia, preço mais acessível e passe estudantil são defendidos em Audiência Pública

Se existe um serviço público que tira do sério a população do Entorno do Distrito Federal é o de transporte coletivo. Entra ano e sai ano e os problemas são os mesmos, que vão desde a péssima qualidade do serviço prestado até o alto preço das passagens. 

Com o objetivo de buscar soluções definitivas acerca dos problemas da região, principalmente no que se refere ao transporte coletivo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou a lei que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal. Com isso, espera-se que o serviço melhore de forma considerável. 

E um dos municípios que vem se destacando por demonstrar disposição em contribuir para que a região tenha finalmente um transporte de qualidade é a Cidade Ocidental.

Após aprovar o Projeto de Lei que cria o Plano de Mobilidade Urbana, a Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta-feira (9), uma Audiência Pública cujo tema foi a implantação do transporte coletivo semiurbano na Região Metropolitana de Brasília. 

A extensão do BRT até Luziânia, preço das passagens mais acessível e a implantação do passe estudantil fizeram parte das reivindicações ao longo da Audiência, que foi proposta pelo vereador Robson Medeiros (PODE) e subscrita pelos demais vereadores.

Vereador de Cidade Ocidental, Robson Medeiros (PODE), foi quem propôs a Audiência Pública

“Nos últimos dias, ganhou força a ideia da Implantação do Sistema de Transporte Público Coletivo Semiurbano de Passageiros na nossa região, visando resolver a celeuma do transporte público no Entorno do DF, integrando os Governos do Distrito Federal, Estado de Goiás e o Governo Federal, junto com os municípios que compõem a RIDE/DF para, através de um consórcio público, executarem tão relevante e importante serviço na nossa região”, justificou o vereador Robson Medeiros ao propor a Audiência Pública.

A Audiência, que contou com a presença maciça da população, teve a participação do prefeito Fábio Correa (PP), do vice-prefeito Lula Viana, dos deputados federais Rubens Otoni (PT), Adriano do Baldy (PP), Adriana Accorsi (PT), da deputada estadual Drª. Zeli, da secretária do Entorno Maria Caroline, dentre outras lideranças. 

Durante a discussão, os deputados federais Rubens Otoni e Adriano do Baldy, ressaltaram a importância dos governos Municipal, Estadual, Distrito Federal e Federal se unirem com o propósito de criar um consórcio para melhor gerir o sistema de transporte coletivo. 

Por falar nisso, o próprio governador Ronaldo Caiado já determinou a realização de reuniões com o intuito de buscar uma solução imediata para que o transporte coletivo da região se torne mais eficiente, usando como exemplo a integração implantada na região metropolitana de Goiânia. 

Secretária do Entorno, Maria Caroline, esteve presente e reaformou o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a região

A própria secretária do Entorno, Maria Caroline, ao fazer uso da palavra, reafirmou o compromisso do Estado em buscar uma solução para este histórico problema. 

Presentes ao evento, o prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília – AMAB, Pábio Mossoró, o prefeito Fábio Correa e o prefeito de Padre Bernardo, Joseleide de Lázaro, seguiram o mesmo discurso quanto ao histórico problema enfrentado pela população do Entorno no que diz respeito ao péssimo serviço prestado na área de transporte coletivo. 

Fábio Correa, por sua vez, lembrou que a Cidade Ocidental deu um importante passo quanto à implantação do Plano de Mobilidade Urbana. Após passar a palavra às demais pessoas, o propositor da Audiência Pública, Robson Medeiros, lamentou a ausência de representantes da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. 

Presidente da Câmara Municipal de Cidade Ocidental, Saulo Budin

A ausência dos representantes da ANTT foi classificada como desrespeitosa pelo presidente da Câmara Municipal, Saulo Budin, devido a relevância do debate. Ele aproveitou para parabenizar o Governo Municipal pela implantação do Plano de Mobilidade Urbana.

Da redação – Jornal O Grito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *