Valparaíso debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Entorno do DF

Um dos temas de grande complexidade da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, o de transporte coletivo, voltou a ser discutido. De iniciativa do vereador de Valparaíso de Goiás, Placido Cunha, a implantação do transporte público semiurbano foi tema de uma Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal. 

Assim como aconteceu em Cidade Ocidental, no dia 09 deste mês, lideranças a nível federal, estadual e do DF se fizeram presentes, tais como os deputados federais Rubens Otoni (PT), Lêda Borges (PSDB), a secretária do Entorno, Maria Carolina, os prefeitos Fábio Correa (Cidade Ocidental), Carlinhos Mangão (Novo Gama) e o prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Pábio Mossoró (MDB), além do presidente da Câmara de Valparaíso, Flávio Lopes, do presidente da Câmara de Novo Gama, Paulo Jordão, e do presidente da Câmara de Cidade Ocidental, Saulo Budin.

O prefeito Pábio Mossoró lembrou que o problema enfrentado pela população do Entorno acerca do transporte coletivo é antiga. “Eu sou prefeito de Valparaíso, moro aqui há 40 anos, e há 40 anos praticamente ouvindo sobre transporte, e nunca houve uma solução definitiva. Agora chegou o momento, sem vaidade política, sem questões partidárias. Chegou o momento da cidade amadurecer politicamente”, afirmou. 

A secretária do Entorno, Maria Carolina, fez coro ao discurso do prefeito Pábio Mossoró, ressaltando a importância da união entre Goiás, Distrito Federal e o Governo Federal. “A AMAB, a Secretaria do Entorno e a Frente Parlamentar, juntas, têm mais musculatura e os prefeitos têm o papel de fazer a ponte. A Secretaria hoje está debruçada na questão técnica de como avançar no estudo técnico está sendo feito para tão logo a gente possa viabilizar o consórcio, e na sequência, cobrar qualidade, cobrar mais linhas, fazer a questão da infra, estender o BRT e tantas outras necessidades do transporte”.

Propositor da Audiência Pública, o vereador Plácido Cunha foi crítico ao mencionar a situação caótica em que se encontra o sistema de transporte coletivo da região. “Que a gente aproveite esse momento em que foi criada a Região Metropolitana, no início de um governo federal que coloca em pauta um assunto que assola a nossa cidade, região, o Estado de Goiás e o país, que é o transporte público e a mobilidade urbana. Já estamos cansados de ouvir esse debate essa retórica ao longo dos anos e solução prática, nada. Nossa população hoje não aguenta mais com essa tarifa alta, ônibus sucateado, tráfego engarrafado, não tem abrigo nas paradas de ônibus. Hoje com as autoridades presentes vamos chegar com esse assunto onde de fato tem solução, que é nos Governos do Distrito Federal, do Estado de Goiás e Federal. Não dá mais para adiar esse debate, nós só vamos parar quando tiver uma solução em definitivo”.

Além das autoridades, a população também teve a oportunidade de se manifestar durante a Audiência Pública, destaque para o estudante do Instituto Federal de Goiás. “A gente pensou em BRT, pensou em muitas questões, mas o principal aqui não foi citado. Os alunos do IFG estão sendo atropelados naquela BR. Até quando vai precisar mais um estudante ser atropelado para construir uma parada, para colocar uma linha de ônibus decente, a questão do passe livre estudantil integrado ao Distrito Federal que é de fundamental importância?”, questionou Kaliel, que também é diretor regional da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico.

Da redação – Jornal O Grito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *