Alunos da IFG reivindicam melhorias na mobilidade urbana de Valparaíso: “Quanto que vale a vida do estudante?”
Os estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) reivindicaram melhorias em relação ao transporte público de Valparaíso de Goiás, durante uma Audiência Pública da Câmara dos Vereadores. O evento ocorreu na última quinta-feira (23).
O aluno Guilherme Fernandes, graduando em ciência política pelo IFG, apresentou um relatório de pesquisa de locomoção, realizado em 2022, pelos estudantes do instituto. O material soma os relatos dos estudantes, como a falta de iluminação e a necessidade de andar cerca de 20 minutos para chegar na parada de ônibus.
“Nós simplesmente não temos uma parada de ônibus, coisa básica que o estudante precisa. Para nós mulheres é muito importante uma instituição que fornece curso técnico, e a nossa instituição funciona até 22h e nós precisamos de uma parada de ônibus e deixo aqui minha pergunta ‘Quanto que vale a vida do estudante?”, disse Raniele Pereira, ex-presidente do grêmio do IFG.
No decorrer do evento, os estudantes explicaram o relatório do cenário atual do transporte público. Entre os exemplos mencionados estão, percurso longo até a parada de ônibus e os perigos no trajeto, falta de iluminação e sinalização, custo benefício e a ausência de vale transporte.
Um dos alunos mencionou que foi atropelado ao atravessar a BR-040, para chegar na instituição, pela falta de passarelas nas proximidades. Questões de assédio no transporte público também foram levantadas durante a audiência.
O vereador Alceu Gomes, agradeceu aos alunos do IFG sobre o relatório de pesquisa de locomoção, e sugeriu às autoridades de Valparaíso de Goiás que abram uma excessão sobre um ponto de ônibus provisório em frente ao instituto, para apresentar uma solução imediata. “O transporte que existe hoje aqui são guerreiros, são três passagens para um litro de diesel, e quero sugerir que a gente também faça um consórcio que atenda o transporte municipal, e interligue os outros municípios”, afirmou.
O prefeito Pábio Mossoró se comprometeu a analisar as questões apresentadas pelos alunos, e buscar melhorias para a região. O governante disse que na próxima semana estará visitando a instituição. “Existe um plano de mobilidade na prefeitura de Valparaíso, nós sabemos quais são as necessidades do nosso município”, disse o prefeito.
Da redação – Jornal O Grito.