Referência na geração de emprego nos últimos anos, Goiás é destaque na criação de novos postos de trabalho no Centro-Oeste em fevereiro

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na última quarta-feira (29), apontam o estado de Goiás com saldo positivo de 11.490 postos de trabalho formais com carteira assinada para o mês de fevereiro. Os números colocam o estado na primeira posição do ranking de geração de empregos na região Centro-Oeste e são resultado da diferença entre 74.899 admissões e 63.409 desligamentos.

Com isso, Goiás ocupa a sétima posição no ranking de estados com a maior geração de empregos formais no mês de fevereiro, além de liderar no Centro-Oeste. O saldo positivo foi alavancado, principalmente, pelos setores de serviços e agropecuária.

Postos de trabalho

Somente a categoria serviços que engloba, por exemplo, administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana, informática e atividades financeiras e imobiliárias gerou 5.753 vagas de trabalho formais em fevereiro de 2023. Em segundo lugar, a agropecuária foi responsável por 2.107 oportunidades. Na sequência estão indústria, com 1.677 vagas; construção, com 1.414; e comércio, com 539 vagas.

Em janeiro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Goiás foi o quinto estado que mais criou empregos formais no país, com saldo positivo de 10.037 novas vagas. Foram 77.136 admissões, frente a 67.099 desligamentos.

Joel Sant’Anna, titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), reforça o crescimento nos dois primeiros meses de 2023 e a posição de destaque ocupada por Goiás.

“Neste segundo mês do ano, o saldo foi ainda melhor e ocupamos o primeiro lugar no Centro-Oeste. É o resultado do trabalho contínuo do Governo de Goiás, com foco, principalmente, nas micro e pequenas empresas”, afirma.

País

De acordo com o Caged, o Brasil abriu 241.785 postos formais de trabalho em fevereiro. Segundo o levantamento, os estados que mais geraram vagas de empregos com carteira assinada no país foram, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.

Goiás

Em 2022, Goiás conseguiu gerar mais de 102 mil empregos formais entre janeiro e outubro. Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, o setor de serviços foi o responsável pela metade das vagas que foram abertas. Em seguida vem o comércio, a indústria e a construção civil.

Já em 2021, o estado teve um crescimento de 1.239% na criação de novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados também são do Caged. Ao todo, o estado teve 110.787 novas vagas em 2021. Se comparado com o ano anterior, em 2020, a geração de empregos ficou na casa dos apenas 8.272, em meio às restrições econômicas da Pandemia de Covid-19.

Victor Souza – Jornal O Grito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *