Homem é preso após se passar por advogado em assembleia de condomínio em Valparaíso de Goiás
Na noite de terça-feira (9/5), um homem identificado como Danillo Luiz Silva Ramos, de 31 anos, foi preso em flagrante durante uma assembleia de condomínio no Residencial Bouganville II, em Valparaíso de Goiás.
O suspeito foi indiciado pelos crimes de falsa identidade e contravenção penal, após se apresentar como advogado de um candidato ao cargo de síndico, durante a reunião. No entanto, Danillo nega que tenha se identificado como advogado e afirma que exerce a função de assessor jurídico da Polícia Militar do Distrito Federal há mais de três anos.
A OAB interrompeu a assembleia para realizar uma blitz e pedir a identificação jurídica de todos os presentes, após denúncias de captação indevida de clientes e de que uma pessoa se passava por advogado. Danillo foi o único que não apresentou sua carteira da OAB e foi conduzido à delegacia. Em depoimento, o suspeito afirmou que não possui credencial da OAB, mas que foi aprovado no concurso da Ordem. No entanto, Danillo possui apenas um registro de estagiário no Cadastro Nacional de Advogados, o qual está cancelado.
Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da Subseção de Valparaíso de Goiás, Danillo encerrou o período de estágio em 2019, durante uma diligência para apurar uma denúncia sigilosa de exercício ilegal da profissão de advogado.
Ele ainda se apresentou como assessor jurídico da PMDF, o que configura a contravenção penal de exercício ilegal da profissão. Em imagens capturadas por câmeras de segurança, é possível ver o momento em que as equipes da PMGO e da OAB chegam ao condomínio e conduzem os envolvidos à delegacia.
Questionada, a Polícia Militar do DF se limitou a responder que Danillo “não presta mais serviços à corporação desde o dia 13 de abril, restando apenas a formalização do ato de exoneração junto ao Governo do Distrito Federal”.
Da redação