Presos na CPP de Luziânia tem aulas de xadrez ” Xeque-Mate no Crime “
O projeto “Xeque-Mate no Crime” teve início em fevereiro e está em fase de implementação, é uma iniciativa da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) em parceria com a CPP de Luziânia, envolvendo aproximadamente 100 custodiados, tem como objetivo promover a ressocialização e oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento aos custodiados. Futuramente, pretende-se expandir o projeto para todos os 270 internos da unidade.
Atualmente, a CPP de Luziânia possui 40 tabuleiros de xadrez disponíveis nas celas, permitindo que os presos joguem a qualquer momento. O sucesso do projeto poderá levar à expansão do “Xeque-Mate no Crime” em outras unidades prisionais geridas pela DGAP no Estado de Goiás.
Cleiton da Silva Gomes, de 32 anos, ex-detento, que encontrou no xadrez uma forma de transformação durante o cumprimento de sua pena, compartilha seus conhecimentos e experiências com os participantes, incentivando-os a desenvolver habilidades estratégicas e promovendo a reflexão sobre suas ações.
O diretor Silvio Santana destaca a importância da presença de Cleiton não apenas como multiplicador do conhecimento, mas também para monitorar a aprendizagem e efetividade do projeto, verificando se os presos estão utilizando o xadrez corretamente. Ele ressalta que se trata de um processo de longo prazo, pois o xadrez não é uma ciência fácil.
Da redação – Jornal O Grito