Times de handebol de Cidade Ocidental vão representar o estado de Goiás em campeonato nacional
Dois times de handebol de Cidade Ocidental foram classificados nos Jogos Escolares de Goiás, em Anápolis, e vão representar o estado de Goiás nos Jogos da Juventude deste ano. O campeonato nacional é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, e ocorre entre 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo. Os times venceram as categorias feminina e masculina da competição estadual.
O professor de educação física, técnico e responsável pelos times classificados, César Rodrigues, conta que ao todo foram selecionados 22 atletas, entre 14 e 17 anos, sendo 11 do time masculino e 11 do time feminino. “Alguns alunos estão comigo há cerca de três anos, outros desde 2016. Seremos as seleções masculina e feminina que representam o estado de Goiás”, comemora.
Esta não foi a primeira vez que um time de Cidade Ocidental tenta se classificar nos Jogos da Juventude. “Nós já participamos dos jogos quando o Ronei Oliveira era diretor do Colégio Estadual Ocidental (CEO). Três vezes conseguimos chegar à final com o time de futsal e uma vez pelo de handebol”, comenta o treinador. Desde 2019 o time participa de todas as finais estaduais do handebol feminino. Em 2022, o time ficou em terceiro lugar nos nacionais.
“Este ano conseguimos ser campeões com a equipe masculina e feminina. É a primeira vez no estado que a mesma equipe consegue se classificar nas duas modalidades”, conta César Rodrigues. O treinador comemora a conquista e o avanço do esporte em Cidade Ocidental. Segundo ele, a vitória mostra que não existe carro chefe no desporto do município.
“Hoje somos a equipe de esporte coletivo com mais títulos da cidade, a nível estadual e nacional. Existem modalidades de esportes que precisam de mais apoio, mas através do handebol e resultados claros, conseguimos transformar meus alunos em protagonistas de suas próprias histórias”, comemora.
Os Jogos da Juventude reúnem os vencedores dos Jogos Escolares Estaduais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde 2000, os Jogos reúnem anualmente cerca de 4,5 mil atletas com até 17 anos, de escolas públicas e privadas do país.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.