Cães da GCM de Valparaíso recebem novos treinamentos para auxiliar no combate ao crime
A equipe da Guarda Civil Municipal de Valparaíso de Goiás (GCM), conta com o apoio de 6 cães treinados na identificação de drogas e ilícitos. Os animais passaram neste mês de junho por um constante treinamento para localizar entorpecentes em praças públicas e escolas. Também foram realizados trabalhos de obediência e proteção, contendo tomada e resgate de reféns.
Na GCM, são utilizados pastores Belga de Malinois, chamados popularmente de Mali. Essa raça é largamente utilizada nas Instituições de Segurança Pública, eles têm 250 milhões de células olfativas (para se ter uma noção, o ser humano tem 10 milhões de células olfativas).
“Eles (os cães) são essenciais nas operações com soluções de baixa letalidade e também servem como um elo de ligação entre a comunidade e o agente, a receptividade pela comunidade escolar é impressionante. É notório a necessidade de adotar políticas públicas de aproximação e uma Instituição com a característica de polícia comunitária. Os cães nos favorecem nesta empreitada”, disse o comandante Denis Oliveira.
O uso de cães nas operações de segurança é uma prática cada vez mais valorizada pelas polícias em todo o mundo. Os cães são animais excepcionais, capazes de detectar substâncias ilícitas de forma eficiente e rápida, graças ao seu olfato aguçado.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.