Slam: Valparaíso recebe primeiro campeonato estadual de poesia falada

Neste sábado (26), Valparaíso de Goiás receberá o primeiro campeonato goiano de poesia falada (SLAM). O evento será realizado no campus do IFG, próximo ao Atacadão, e terá início às 14h. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Inédito no estado de Goiás, o evento promete ser um sucesso e contará com a presença de diversos e diversas poetas de outros estados. O campeão vai representar o estado de Goiás no campeonato brasileiro de poesia falada.

Em entrevista exclusiva ao Jornal  Grito, um dos coordenadores do movimento em de Slam em Goiás, Pedro Sky Blue, que também é fundador do ‘Slam do Céu’, afirmou que o evento é de iniciativa própria e, segundo ele, não conta com o incentivo ou financiamento do governo estadual e/ou municipal. “Muitas vezes eu tiro de dentro de casa pra fomentar a cultura. […] Tá bem pesado dessa vez, pois vem muito poeta de fora. Tem passagem, alimentação, hospedagem. Acaba que eu que tenho que me virar”, diz Sky Blue.

Para contribuir e tornar a causa ainda forte, incentivando o acesso à cultura e ampliação da cultura poética, o pix é o 61 993717164.

Impacto

Diversos artistas que fazem parte do movimento ressaltaram a importância da iniciativa cultural e o impacto que teve em suas vidas. “O Slam do Céu é o marco da transição do cenário de guerra para o de amor e oportunidade! Importante para nós, artistas do entorno sul, nos vermos representados e acreditarmos no sonho ‘cultura'”, disse uma artista do movimento, em redes sociais.

História

O Slam, membro da cultura Hip-Hop, surgiu nos anos 80, liderado por Marc Smith em Chicago, criando uma competição de poesia falada chamada. Esse conceito se difundiu rapidamente, destacando-se por sua natureza competitiva e foco na performance. Nos anos 90, o movimento ganhou ainda mais força, com a formação de ligas de Slam em várias cidades dos EUA, levando a competições locais e nacionais.

O impacto do Slam Poetry vai além da literatura, influenciando a cultura popular e conectando-se aos valores do hip-hop, enfatizando oralidade, performance e autenticidade.

Victor Souza – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *