Deputada Estadual quer tornar festa religiosa em Valparaíso patrimônio imaterial de Goiás
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisa projeto para tornar a festa em honra a São Francisco de Assis, realizada durante a primeira semana do mês de outubro, anualmente, em Valparaíso de Goiás, Patrimônio Imaterial Goiano. O texto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
O texto é proposto pela deputada Zeli (União Brasil) e lembra que a festa é reconhecida pela Igreja Católica desde 1998 e caminha para o seu jubileu de 25 anos, no município do entorno do Distrito Federal. “A cultura do meu município é muito rica, e eu entendo que valorizar as festividades locais é uma forma de reconhecer e preservar as tradições valparaisenses para todo o sempre”, diz em trecho da justificativa.
Ainda conforme a proposta, “os festejos contam com a folia de rua, alvorada festiva, leilão de gado, procissão, queima de fogueira, romaria, desfile de carros de boi, batizados, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e Missa Campal todos os dias no Santuário situado na área central do município”.
Além disso, trata-se de um evento marcado “pelo costume familiar” e que se perpetua de geração para geração, “não deixando a cultura, a tradição fé da cidade acabar”. Passando na CCJ, o texto ainda precisa ser aprovado em duas sessões no plenário e, então, ir à sanção do governador.
Victor Souza – Jornal O Grito.