Fecomércio-DF estima 4,3 mil vagas para temporários no período de Black Friday e Natal

Dados da Pesquisa Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), demonstram a confiança dos empresários brasilienses na melhora das vendas de final de ano. O estudo revelou que 50,5% dos lojistas têm expectativa de contratar funcionários para atender as demandas dos consumidores durante a Black Friday e o Natal. A previsão é que o comércio abra um total de 4,3 mil vagas nas duas datas.

O estudo da Fecomércio-DF mostra, ainda, que 70% dos comerciantes afirmam haver possibilidade de efetivação das vagas temporárias após a data. Para isso ocorrer, o presidente da federação, José Aparecido Freire, acrescenta que atitudes de cordialidade e respeito, responsabilidade, higienização do ambiente de trabalho, ética, pontualidade, saber ouvir e assiduidade são visadas pelas empresas.

Nos segmentos de maior representatividade nas vendas de Natal — como de calçados, de roupas e de eletrônicos — o percentual de expectativa de contratação subiu de 50,5% para 68,36%. Em novembro se 2022, o morador de Taguatinga Norte Clediston Paiva, 33, foi contratado temporariamente por três meses e efetivado no início deste ano. “Sempre gostei de entrar antes do meu horário para evitar problemas com chefes. Nunca medi esforços”, ressalta.

O presidente da Fecomércio-DF avalia que o otimismo da pesquisa está ligado a diversos fatores socioeconômicos. “Nosso setor avalia que esses números positivos refletem o atual momento da economia, com registro de queda na inflação, aumento no nível de empregabilidade e reajustes concedidos aos trabalhadores do setor público e privado”, completa.

Reprodução – Correio Braziliense.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *