Réveillon no DF terá até 21 minutos de fogos de artifício silenciosos

O Réveillon no Distrito Federal vai contar com até 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos. O espetáculo será a iluminação no céu da capital sem os estrondos sonoros. A expectativa é que 50 mil pessoas ocupem a Esplanada dos Ministérios para a festa da virada na noite de 31 de dezembro.

A medida segue a Lei distrital nº 6.647, de 17 de agosto de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos na capital federal.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os fogos silenciosos permitem, também, respeitar crianças, pessoas dentro do espectro autista que possuem sensibilidade sonora e animais que também são afetados pelo alto barulho.

Apesar de a lei proibir os fogos sonoros desde 2020, a regulamentação só foi feita em fevereiro deste ano. Assim, essa será a primeira festa da virada com regras definidas sobre os artefatos pirotécnicos.

Na prática, a legislação proíbe a queima e a soltura de fogos com “efeito sonoro ruidoso” que ultrapassem 100 decibéis, a partir de 100 metros do ponto de disparo, em todo o território do DF.

Para efeitos de comparação, a intensidade de 100db equivale, aproximadamente, ao som produzido por uma furadeira.

Está proibido soltar fogos de artifício em lugares públicos e privados e, em caso de descumprimento, a multa é de R$ 2,5 mil. A apreensão de produtos e petrechos, os quais deverão ser encaminhados para a Divisão de Controle de Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Matéria – Reprodução/Metrópoles
Foto: Igo Estrela/Metrópoles


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *