Workshop em Cidade Ocidental exalta o empreendedorismo feminino

O workshop para mulheres empreendedoras ocorreu no Ginásio Poliesportivo Lindolfo Lima Neto, em Cidade Ocidental, na sexta-feira (15). O evento contou com o apoio da Prefeitura de Cidade Ocidental, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Casa do Artesão e Sebrae, no intuito de promover inspiração, capacitação, networking e compartilhamento de experiências.

“Nada melhor do que homenagear mulheres e dar a elas a liberdade econômica a partir desse encontro. As práticas do passado não foram efetivas para o fomento do emprego. A prefeitura atua para oferecer mais chances, principalmente às mulheres, de se desenvolverem como profissionais”, explica o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Sanche Paiva.

O diretor de Desenvolvimento do Turismo e coordenador da Casa do Artesão e Economia Criativa, Filipe Camargo, estava presente e falou da importância de trazer o workshop para a região.

“A gente está visando o empreendedorismo feminino para fazer com que a mulher veja o local dela de protagonista da própria história e, principalmente, fazer com que o nosso entorno sul cresça e promova uma receita positiva”, afirma Filipe.

A secretária de meio ambiente, Jéssica Gonçalves, participou do workshop e abordou sobre o destaque da mulher no mercado empreender, em órgãos públicos e em cargos de liderança: “A mulher tem uma forma muito diferente de conduzir. Ela sabe usar a razão e emoção. Então tê-las em uma liderança de empresa e cargos altos é importante. Isso só tem a contribuir com o crescimento da instituição”.

“O Sebrae propõe a igualdade entre os gêneros, mas para isso precisamos capacitar essas mulheres, e vimos que essas mulheres que em sua maioria começam como microempreendedoras individuais, precisam imigrar para o segundo porte, a microempresa (ME). O nosso objetivo é formalizar e cada vez mais elas possam ser empreendedoras de sucesso”, fala Maria José, analista de atendimento do Sebrae Goiás.

Elas inspiram

“Começa com que tem, nós não precisamos começar do alto e com muito, e acreditar em seu potencial, porque as coisas fluem e acontecem”, Juscélia Sodré, maquiadora profissional.

Juscélia Sodré tem 13 anos de carreira como maquiadora profissional e mais de 24 mil seguidores em sua rede social. A moradora de Cidade Ocidental ganhou cinco prêmios, entre eles de melhor maquiadora na opinião pública do Distrito Federal.

Quando nasceu seu segundo filho, Juscélia pediu demissão de onde trabalhava e decidiu ser autônoma. Atualmente, a empresária tem o estúdio de beleza no centro de Cidade Ocidental, em que atende noivas, faz tratamento de pele, penteados e pessoas que procuram por uma maquiagem profissional.

“Eu fui muito desacreditada e vista como louca, porque antigamente somente quem se maquiava eram artistas ou noivas. Foi uma caminhada muito longa para chegar, aonde cheguei”, conta Juscélia Sodré.

“O segredo para empreender e dar atenção a sua família, é organizar  na sua agenda com metas reais, palpáveis, entendendo e adaptando no seu novo ritmo”, Ana Macêdo, influenciadora digital e engenheira.

A influenciadora digital, mentora e engenheira Ana Macêdo, de 28 anos, preocupada com a maternidade e com o nascimento dos seus gêmeos, começou paralelamente nas redes sociais, compartilhando o seu dia-a-dia. Ana aprimorou seus conhecimentos de redes sociais com cursos especializados no ramo.

O negócio foi um sucesso, e hoje tem mais de 69 mil seguidores no instagram, com vídeos de mais de um milhão de visualizações, cinco anos de carreira na área de engenharia e dona de uma empresa de engenharia.  

“Estar nesse evento é o reconhecimento ao meu trabalho, por estar me dedicando a influenciar mulheres, a viver uma maternidade mais leve, sem culpa, de forma que elas também não se abandonem, isso é o que eu represento atualmente”.

Ana Macêdo nos contou a sua história antes das redes sociais, quando começou a sua carreira na engenharia em obras, o ambiente dominado por homens. Afirma que foi muito difícil e passou por situações de demissão por não aceitar ficar com chefes. Quando se casou ganhou mais autoridade e respeito, devido ao seu estado civil.

“É um ambiente difícil de lidar, mas que, para nós, nada é impossível. A gente precisa de segurança no que está fazendo. Posicionamento, sem medo de dizer não, porque as oportunidades aparecem”, disse Ana Macedo.

A influenciadora ressalta: mulheres que passarem por situações constrangedoras devem procurar os meios legais, pois é uma ação capaz de fazer com que a pessoa envolvida reflita e não repita mais a situação.

Liryel Fiuza, Hair designer

Liryel Fiuza começou com 15 anos fazendo cursos e profissionalizando em vários segmentos do ramo de beleza. Atualmente, aos 21, a hair designer e designer de sobrancelhas pretende abrir uma unidade em Cidade Ocidental de formação e capacitação de mulheres para o mercado de trabalho.

Liryel fala sobre seu sentimento diante da sua primeira palestra: “Fiquei muito honrada. É muito bom saber que eu sou uma mulher que pode influenciar outras a entrarem nesse nicho. Existem muitas artistas prontas para começar a se desenvolver grandemente na área de cabelos e da estética”.

Lanna Marsan, massoterapeuta

Lanna Marsan fez cursos profissionalizantes no ramo da saúde e passou em dois processos seletivos da Cidade Ocidental para massoterapia geriátrica. Com 21 anos de experiência na área, hoje é funcionária do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC) trabalhando na educação e na geração de massoterapeutas. Nos eventos, Lanna convida suas alunas para mostrar os seus trabalhos, com o intuito de motivá-las a ingressar no mercado.

“A dica que eu dou a elas é darem o primeiro passo, observar e avaliar se realmente se encaixa naquilo que está fazendo, participando de eventos, ver vídeos e procurar uma instituição de responsabilidade, e gradualmente crescendo e evoluindo profissionalmente”, diz a massoterapeuta.

Mikaella Paiva – Jornal O Grito
Fotos: Arquivo pessoal


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *