Obras do BRT entre as cidades de Luziânia e Santa Maria devem começar ainda neste ano, afirma Sorgatto

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), disse nesta segunda-feira (06) que até o final do ano devem começar as obras do BRT entre as cidades de Luziânia e Santa Maria, no Distrito Federal.

O projeto já foi apresentado ao governo de Goiás e serão investidos R$ 960 milhões para a construção do corredor de ônibus de 40 km. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (novo PC), do governo federal e a licitação deverá ser anunciada em até dois meses.

Segundo Sorgatto, haverá integração do BRT de Luziânia ao sistema de transporte público do Distrito Federal, com estações de embarque em Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás e ao longo da BR-040.

OUTRAS ALTERNATIVAS

Sobre o VLT (transporte sobre trilhos) entre Luziânia e Brasília, Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal, afirma que a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário deverá fazer os primeiros estudos de viabilidade.  

O assunto será discutido na próxima quinta-feira (09) na audiência pública marcada no Senado Federal. Autoridades do Distrito Federal e de Luziânia foram convidados para discutir o tema proposto pelo senador Jorge Kajuru. 

Também está em pauta o subsídio do transporte público entre a região Entorno do Distrito Federal. Na proposta, o governo federal subsidiaria (50%) do valor das passagens e o restante seria dividido entre o estado de Goiás e o DF. 

A medida já acontece em Goiânia, no chamado Eixo Anhanguera, onde o subsídio da tarifa é dividido entre o governo de Goiás, do município de Goiânia e cidades da região metropolitana.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *