Pombos e falta de manutenção colocam população em risco na Feira Coberta de Cidade Ocidental

A Feira Coberta de Cidade Ocidental, inaugurada em setembro de 2010 pelo então prefeito Alex Batista, foi inicialmente projetada para melhorar as condições de trabalho dos comerciantes. No entanto, após 14 anos de operação, a promessa de melhoria transformou-se em um pesadelo. O problema começou quando aves migratórias começaram a fazer ninhos no teto da feira, levando a uma situação de sujeira persistente, já que os pombos defecam nas bancas e até nas pessoas. 

A situação gerou uma série de reclamações. Dona Nete, uma comerciante de alimentos, relatou que há seis meses a prefeitura prometeu a instalação de uma tela de proteção para resolver o problema, mas até agora nada foi feito. A feirante Solange Morais expressou seu descontentamento com a falta de infraestrutura: “Estou aqui há 30 anos mexendo com alimentos, e os pombos sujam tudo o tempo todo. Temos que colocar uma tenda para proteger nossos produtos”, explicou Solange. 

Claudia Santos, residente do município e frequentadora da feira, vivenciou uma situação ainda mais grave quando sua filha bebê foi atingida pelas fezes dos pombos. Embora os pombos sejam considerados animais inofensivos, suas fezes representam um risco significativo à saúde, pois podem transmitir diversas doenças infecciosas. 

O médico infectologista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flavio de Queiroz Telles Filho, alerta sobre os riscos: “O contato com a pele e mucosas pode ocasionar doenças alérgicas e, em casos raros, reações anafiláticas graves”. 

Além de doenças alérgicas, os pombos podem transmitir salmonelose (intoxicação alimentar), psitacose (febre dos papagaios), histoplasmose (infecção fúngica) e criptococose (infecção pulmonar). A situação na Feira Coberta destaca a necessidade urgente de medidas eficazes para garantir a saúde e a segurança de todos que frequentam o local.

Jordana Gabriela – Jornal O Grito
Fotos: Juan Vevo – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *