OMS decreta estado de alerta para o vírus mpox

Nesta quarta-feira (14), a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou estado de alerta pela possível pandemia do vírus mpox (varíola do macaco).

A enfermidade foi denominada Monkeypox (em inglês) ou mpox como está sendo chamada no Brasil, vem sendo uma preocupação da saúde pública mundial, de acordo com a organização, a mpox é uma doença mais agressiva com rápida contaminação.

A OMS chamou o comitê de emergência em razão de receios de uma cepa mais mortal, o clado 1B, tenha alcançado quatro províncias da África que antes não haviam sido impactadas.

A transmissão do vírus acontece entre pessoas e animais infectados através de contato próximo e de materiais contaminados, segundo a OMS. Os sintomas incluem febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, baixa energia e gânglios linfáticos aumentados.

Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas aparecem até que a erupção cicatrize completamente e uma nova camada de pele se forme.

Jordana Gabriela – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *