Secretaria de Estado da Saúde de Goiás orienta população sobre cuidados com a Doença Diarreica Aguda
Valparaíso de Goiás tem seus primeiros casos da doença.
Os números de casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) continuam crescendo no Estado de Goiás. Recentementeo município de Valparaíso teve relatatos de casos da doença.
O monitoramento da DDA continua, essa doença vem apresentando um aumento consideravel em todo o Brasil. Atualmente, 74 municípios goianos enfrentam surtos ativos, com um total de 12.205 casos notificados até o momento.
Desde o início de 2024, Goiás registrou 160.417 casos isolados em todos os municípios, através das unidades sentinela. O monitoramento indica que se espera um aumento de casos nos meses de agosto e setembro.
As investigações sobre as causas estão em andamento, com testes sendo realizados. As principais causas identificadas são rotavírus/norovírus em diversos municípios e contaminação da água de poços particulares, especialmente em Campos Belos, onde foi detectada a bactéria Escherichia coli (E. coli).
Prevenção da DDA
A DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene, saneamento básico e uso de máscara, e ainda:
• Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro.
• Consumir água tratada e alimentos bem cozidos.
• Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos.
• Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.
Jordana Gabriela – Jornal O Grito
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.