Alerta de saúde em Goiás: Riscos e cuidados com temperaturas altas e fumaça de queimadas

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), emitiu um alerta para a população sobre os riscos à saúde associados às altas temperaturas, baixa umidade do ar e a presença de fumaça das queimadas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a combinação desses fatores exige cuidados especiais nos próximos dias. A baixa umidade do ar pode causar irritação nas vias respiratórias e agravar condições como asma e alergias, além de aumentar o risco de incêndios.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, destacou que os municípios goianos receberam um alerta epidemiológico com orientações sobre o cenário atual. “O nível de severidade é de perigo, pois a combinação de vários fatores potencializa o risco para a saúde. A população e o poder público devem estar atentos e adotar as medidas necessárias”, afirmou Amorim.

A SES-GO recomenda que os municípios intensifiquem as ações de prevenção e assistência, como aumentar a divulgação sobre os riscos e medidas preventivas, assegurar o bom funcionamento dos serviços de saúde, especialmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e fortalecer a vigilância epidemiológica e a notificação de casos.

Cuidados Recomendados:

  • Hidratação:  Beba bastante água, mesmo sem sentir sede; sucos naturais e chás também são boas opções.
  • Proteção Solar: Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, preferindo ambientes frescos e ventilados; use protetor solar com FPS adequado e roupas leves.
  • Máscaras: Se necessário, utilize máscaras para proteger as vias respiratórias da fumaça. Máscaras do tipo “cirúrgica”, panos, lenços ou bandanas podem ajudar a reduzir a exposição às partículas grossas. Máscaras respiradores N95, PFF2 ou P100 são recomendadas para reduzir a inalação de partículas finas.
  • Grupos de Risco: Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem redobrar os cuidados. Em caso de sintomas como dificuldade para respirar, tosse persistente, ou irritação nos olhos e garganta, procure atendimento médico imediatamente.

Jordana Gabriela – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *