Mais 500 cães e gatos já foram castrados em Programa da Prefeitura de Luziânia

As cirurgias tiveram início em junho e realiza cerca de 60 procedimentos por semana

Na cidade, a comunidade que possui pets tem a disposição o Programa Quem Ama Castra – desenvolvido pela área de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos oferecido pela Prefeitura Municipal de Luziânia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-LUZ).

O programa tem como objetivo a esterilização gratuita dos animais de forma a diminuir a superpopulação de animais domésticos e minimizar o abandono de ninhadas.

Importância da castração

A castração é responsável por garantir a melhoria na qualidade de vida dos animais e aumento na longevidade. Entre as melhorias na qualidade de vida do animal estão a diminuição de neoplasias do sistema reprodutor, diminuição de fugas e a melhoria comportamental.

Os benefícios da esterilização animal envolvem tanto a saúde do animal quanto da população em geral, uma vez que, com a castração o número de animais errantes e abandonados diminui, diminuindo assim a transmissão de doenças zoonóticas (doenças transmitidas dos animais para o ser humano) e infectocontagiosas. Essas doenças são consideravelmente maiores em animais de rua.

As cirurgias começaram no início de junho deste ano e até a data de hoje já foram realizadas 500 castrações. “A Prefeitura tem credenciamento com duas clínicas veterinárias da cidade e são nelas que as cirurgias acontecem. Semanalmente estão sendo realizadas aproximadamente 60 cirurgias”, explicou o médico veterinária Iani Batista.

Cadastramento

Para realizar o cadastro os tutores devem acessar o site da prefeitura e preencher um formulário com informações pessoais e do animal (cão ou gato) a ser castrado. Cada CPF pode cadastrar até dois animais e também é possível a castração de grandes planteis.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *