Brasília enfrenta recorde de estiagem e queimadas em 2024

Este ano já está quebrando recordes, com um aumento significativo de queimadas que tem comprometido a qualidade do ar a ponto de torná-la quase insuportável. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de máscaras devido à poluição atmosférica intensa.

Brasília, conhecida por seus longos períodos sem chuvas, não está isenta dos problemas habituais. A situação deste ano está ainda mais crítica devido ao número elevado de queimadas, que geram uma camada densa de fumaça sobre grande parte do Centro-Oeste e contribuem para a piora da qualidade do ar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um ranking dos anos com as piores estiagens registradas em Brasília. Até esta terça-feira (10/9), já são 140 dias de estiagem neste ano. A previsão para os próximos dias é de que a umidade continue baixa, sem sinais de precipitação.

Confira o top 5 dos anos com as maiores secas no DF:

  • 1963 – 163 dias sem chuva
  • 2004 – 147 dias sem chuva
  • 1995 – 143 dias sem chuva
  • 2024 – 141 dias sem chuva (até 10/9)

Jordana Gabriela – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *