Cidades de Goiás recebem primeiras chuvas após quase cinco meses de seca

Estamos passando por uma estiagem jamais vista nos últimos anos, são quase 150 dias sem chuvas no Goiás. Em meio às queimas que pioram a qualidade do nosso ar nesses meses de seca, a umidade relativa chegou a 7% em vários dias nesses cinco meses sem chuvas. 

Esse calor já estava previsto com a passagem do El Niño no mês de julho, porém as temperaturas se mantiveram altas por conta do aquecimento global que vem aquecendo o planeta gradativamente, graças a ações do homem. 

O mês de setembro é conhecido por ser um mês que começam os fortes ventos que trazem as nuvens carregadas. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) foram registradas chuvas em Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Piranhas, Rianápolis e Uruana. Mesmo em pouca quantidade já é um grande alívio saber que em breve as tão aguardadas chuvas estarão entre nós por período. 

As chuva em outros pontos ocorrem pela frente fria que está no oceano, e as chuvas finas e espaçadas não são detectadas pela estação de monitoramento. Mesmo que tenha chovido em algumas regiões, as chuvas devem começar no mês de outubro segundo o Cimehgo. 

Cidades onde o Cimehgo registrou chuva:

  • Rianápolis: 6,8 mm
  • Piranhas: 3,8 mm
  • Águas Lindas de Goiás: 2,8 mm
  • Jataí: 2,4 mm
  • Uruana: 1,2 mm
  • Luziânia: 0,4 mm

Jordana Gabriela – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *