12ª edição da Semana do Lago Limpo retira 1,5 toneladas de lixo do lago Paranoá
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou a 12ª edição da Semana do Lago Limpo.
O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro, que celebra o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos do DF, especialmente do Lago Paranoá. Durante a ação, mais de 1,5 tonelada de lixo foi retirada da região.
A atividade aconteceu no Deck Sul, uma área popular entre os moradores do DF para lazer e práticas esportivas. Contou com a participação de várias instituições, como a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), o Instituto Brasília Ambiental, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), além de entidades como a Associação Brasileira de Esportes e Pesca Subaquáticos (DFSUB) e a Associação de Pesca Esportiva, Subaquática e Conscientização Ambiental do Distrito Federal (ASPSSHARK-DF).
No local, foi montada uma exposição de objetos inusitados encontrados em edições anteriores, como televisores, máquinas de costura e de datilografia, projéteis de revólver, um triciclo, uma câmera fotográfica Rolleiflex e até uma granada. Para ajudar na coleta de lixo, cerca de 20 reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) foram convocados, contribuindo tanto na coleta quanto na fabricação dos cestos flutuantes usados pelos pescadores e mergulhadores durante o evento. Esses cestos foram confeccionados nas oficinas de costura e marcenaria da instituição.
Também marcaram presença no evento o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (PMDF Ambiental), a Administração Regional do Plano Piloto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.