Cidades do Entorno receberão câmeras que irão transmitir dados em tempo real para as forças de segurança

A licitação para a instalação de 331 câmeras de videomonitoramento, parte do Programa Cidades Inteligentes do Governo de Goiás, em sete municípios do Entorno, será concluída no primeiro trimestre de 2025. A informação foi confirmada pelo superintendente de Tecnologias Integradas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Coronel Sebastião Nolasco. As cidades de Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Planaltina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto receberão os equipamentos, que irão transmitir dados em tempo real para as forças de segurança.

A iniciativa atende a uma antiga demanda monitorada de perto pela Secretaria de Estado do Entorno (SEDF-GO). “Essa gestão marcou uma virada na segurança pública do Entorno, com redução nos índices de violência em vários tipos de crime. A instalação das câmeras de videomonitoramento consolida o compromisso do Governo de Goiás com a nossa região”, afirmou a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury.

A implantação das câmeras está prevista para ter início após o término da licitação, o programa é coordenado pela Secretaria-Geral do Governo (SGG). Segundo o subsecretário de Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra, as câmeras utilizarão tecnologia de reconhecimento facial para localizar pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça, além de realizar a leitura automática de placas de veículos. “Por exemplo, se uma pessoa desaparece em Planaltina, a polícia poderá rastrear se ela foi vista por uma câmera em Formosa”, explicou Lyra.

Caroline Fleury destacou que a instalação em cidades estratégicas do Entorno vai potencializar as operações de segurança e trazer mais tranquilidade para a região. “O Entorno é parte de Goiás e recebe a mesma atenção do governo. As cidades estarão integradas em um sistema único, com a mesma agilidade de quem está no centro do estado”, reforçou.

Com o término da licitação previsto para para o primeiro trimestre de 2025, seguido de sua execução ainda no primeiro semestre, o governo espera trazer mais agilidade, eficiência e tecnologia para a segurança pública. “O conceito de cidades inteligentes é abrangente. Futuramente, outros órgãos públicos poderão acessar as imagens, contribuindo para a melhoria de diversos serviços”, concluiu Lyra.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *