Polícia Civil do DF investiga desvio de dinheiro do sindicato dos bombeiros civis
Na manhã desta quarta-feira, (2), a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou a Operação Fiducia Fracta, voltada para investigar um esquema de desvio de recursos do Sindicato dos Bombeiros Civis do DF (Sindbombeiros). A operação envolve a participação da diretoria do sindicato e de seu contador, e busca esclarecer irregularidades financeiras que teriam prejudicado os associados.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversas cidades, incluindo Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto (GO), Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho e Planaltina. Durante as ações, a equipe policial encontrou evidências robustas de que os envolvidos teriam utilizado os recursos do sindicato em benefício próprio por meio de práticas fraudulentas.
Segundo as investigações, o grupo teria gerado notas fiscais de serviços e bens fictícios, resultando em pagamentos direcionados aos próprios membros da diretoria e ao contador. Essas notas foram emitidas por “empresas de fachada”, que eram manipuladas pelo contador do sindicato, responsável por maquiar o balanço contábil e criar uma falsa aparência de legalidade nas contas.
As investigações tiveram início em maio deste ano e estão sendo conduzidas pela Delegacia de Repressão à Corrupção, parte do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRCor/Decor).
O esquema investigado pode resultar em sérias consequências legais para os envolvidos, que podem ser acusados de peculato equiparado, associação criminosa e lavagem de capitais. Se condenados, os suspeitos podem enfrentar penas de até 30 anos de prisão.
Jordana Gabriela – Jornal O Grito
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.