Dois casos de febre maculosa confirmados no Distrito Federal
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, em 2 de outubro, dois casos de febre maculosa na capital federal. Os pacientes são um homem de 15 a 20 anos e uma mulher de 40 a 49 anos, ambos infectados entre agosto e setembro. A boa notícia é que ambos já estão curados, e apenas um dos casos exigiu internação.
Os residentes estão localizados em áreas diferentes: um no Lago Norte e o outro no Riacho Fundo. A febre maculosa é transmitida por carrapatos e, de acordo com o subsecretário de Vigilância, Fabiano dos Anjos, não há confirmação da presença da bactéria Rickettsia rickettsii, que é responsável pela forma mais grave da doença, conhecida como febre maculosa brasileira. Essa variante tem causado mais de 15 mortes em Campinas (SP) neste ano.
Fabiano destacou a importância de não gerar pânico na população. “Nem todos os carrapatos causam essa infecção. É fundamental que as pessoas estejam cientes, mas não alarmadas. Caso alguém tenha contato com um carrapato e apresente sintomas como febre, dor no corpo ou vômito, é crucial procurar um médico e relatar o contato com o carrapato”, alertou.
A SES-DF recomenda que a população adote medidas de prevenção, especialmente em áreas propensas à infestação de carrapatos. Manter a higiene e a saúde dos animais de estimação, evitar andar em locais com alta vegetação e usar roupas adequadas ao realizar atividades ao ar livre são algumas das orientações para minimizar os riscos.
Esse é um momento importante para reforçar a conscientização sobre a febre maculosa e a prevenção de doenças transmitidas por carrapatos, garantindo que a população permaneça informada e atenta.
Sintomas:
- Dor de cabeça intensa;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia e dor abdominal;
- Dor muscular constante;
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
- Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando parada respiratória.
Jordana Gabriela – Jornal O Grito
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.