Caiado reafirma que Goiás não cobrará Seguro Obrigatório SPVAT dos motoristas
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou nesta quarta-feira (23/10) que o estado não cobrará o Seguro Obrigatório de Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), antes conhecido como DPVAT, extinto em 2020 pelo governo federal. “O Governo de Goiás não vai aderir a essa pouca vergonha e não vai cobrar DPVAT de ninguém”, declarou Caiado em vídeo publicado nas suas redes.
O DPVAT, extinto há cinco anos, foi recriado e aprovado pelo Congresso Nacional neste ano, com sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio. No entanto, Caiado garantiu que a cobrança do seguro não será feita juntamente com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é emitido pelo Detran Goiás.
“O governo federal, que não se cansa de criar novos impostos, decidiu recriar o DPVAT, aquele seguro obrigatório cobrado junto ao IPVA, que serviria para beneficiários alguns privilegiados no poder”, criticou o governador. Ele ainda ressaltou que a responsabilidade pela cobrança foi detalhada para os governos estaduais, mas reafirmou o compromisso de sua gestão em impostos não aumentar. “Já me comprometi a não aumentar impostos, e esse compromisso será mantido”, frisou Caiado.
O governo federal estimou que o valor anual do seguro ficaria entre R$ 50 e R$ 60 por veículo. Contudo, Caiado criticou a medida, questionando a necessidade de aumentar a arrecadação da União. “Se o governo federal está com problemas de caixa, que aja com responsabilidade e trate o dinheiro público com mais cuidado. O que não pode é sobrecarregar ainda mais os brasileiros com novas taxas e impostos.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.