PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e mais 32 em inquérito sobre tentativa de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O indiciamento está relacionado ao inquérito que apura a tentativa de manter Bolsonaro no poder mesmo após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

A investigação, iniciada no ano passado, examina ações que ameaçaram o país entre 2022 e 2023, no período que abrange a eleição de Lula, a posse presidencial e seus desdobramentos. Segundo a PF, os escolhidos apontam para a articulação de uma tentativa de golpe de Estado por parte de Bolsonaro e outros membros de seu círculo político.

Além de Bolsonaro, foram indicados:

  • General da reserva Braga Netto , ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e candidato a vice-presidente na chapa derrotada em 2022;
  • General da reserva Augusto Heleno , ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Alexandre Ramagem , policial federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Valdemar da Costa Neto , presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

O relatório final da PF, com mais de 800 páginas, será entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir apresentar denúncia contra os indiciados ao STF. Caso a denúncia seja aceita, os envolvidos se tornarão réus e serão julgados pela Corte.

Redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *